Erros que você precisa evitar para ser uma consultora de imagem de sucesso. Aprenda como se destacar na profissão com nossas dicas essenciais
Depois de uma pandemia, muitos partiram para o negócio próprio pensando em tirar aquele sonho do papel. Afinal, não temos nada a perder! Essa foi a frase mais ouvida e discutida na pandemia e agora muitas pessoas estão partindo para uma carreira solo e a consultoria de imagem foi e é uma das grandes opções para transição de carreira.
Mas iniciantes na consultoria de imagem devem ter cuidado com as armadilhas do mundo empreendedor — apenas ter talento, vontade, paixão não é suficiente para assegurar uma boa gestão da sua nova carreira. Porque agora você é uma empresária.
Para você que deseja empreender na consultoria de imagem e estilo e se preparar melhor para essa nova jornada evitando os dois dos maiores erros que podem impedir de você chegar onde deseja.
Para que você não cometa erros grosseiros ao dar os primeiros passos na sua transição de carreira para consultoria de imagem segue ai minha opinião de coração para que você seja bem sucedida;
Primeiro erro GROSSEIRO
- Não ter um plano de negócio
Por mais vontade e determinação que você tenha não vai ser suficiente para garantir o sucesso do seu negocio com a falta de planejamento estratégico ou um plano de negócios. Muitas de vocês acreditam em um novo projeto, reservam o capital para investir, mas não planejam todas as etapas.
E um plano de negócios, deve constar não apenas a sua ideia, mas tudo que envolve a sua nova carreira a curto, médio e longo prazo.
Colocar no papel todo o plano de negócio — ou seja, a teoria — vai evitar cometer muitos deslizes na prática.
Veja como fazer o seu plano de negócios na consultoria de imagem.
fazer uma análise do mercado — analisar a sua concorrência, mas não deve ficar visando e copiando. Pensar em possíveis parceiros para te ajudar no network, redes sociais, prestadores de serviço;
Planejamento financeiro — investimento – separar uma reserva para não ter que depender do seu negocio logo de cara , previsão de receitas e despesas com materiais, livros, cursos, prestadores de serviços ;
Plano de marketing — prospecção, divulgação, quais redes sociais que você vai se comunicar com os seus clientes;
Plano operacional — entrega do serviço ( seu diferencial)
Esses são alguns dos principais fatores e a cada um cabe detalhamento minucioso. Percebeu o quanto não cuidar da elaboração pode afetar o sucesso do seu negócio?
2. Não estabelecer metas
Aonde você deseja chegar com o seu negócio e com quanto tempo? Quando comecei a minha carreira fiz questão de colocar no papel ( não só num plano de negócios, mas também montei um quadro semântico “tipo moodboard” para visualizar todos os dias onde gostaria de chegar). Coloquei metas intelectuais, mídias, network, dinheiro e bens. Tudinho!!!
Falo que foi a melhor experiencia sensorial da minha vida ( porque consegui concluir todas a minhas metas). Isso mesmo. Você acredita?
Qual é a sua previsão de vendas dos seu serviço e de retorno do investimento? Sem metas, o empreendimento corre o risco de perder o ritmo, e você ficará sem saber o que fazer para driblar as dificuldades. Por isso é interessante colocar metas pequenas, a médio e longo prazo. Sempre começava o dia com metas diárias e com isso sabia exatamente o que tinha que fazer para divulgar o meu trabalho e conseguir alcançar minhas metas.
Um negócio não deve ser aberto apenas porque dá dinheiro. É essencial que que você goste e que entenda a fundo, para saber estabelecer as metas e lidar com os momentos de altos e baixos.