O personal stylist está mais voltado para a parte prática da moda e seus ajustes (montagem de looks para ocasiões e adequação da imagem visual ao guarda-roupa) — enquanto o consultor de imagem está diretamente ligado a questões relacionadas a imagem verbal e não verbal, comportamento, cabelo, maquiagem, sobrancelha, postura, linguagem, adequação da imagem e conceitos.
O Personal Shopper
O personal shopper é a pessoa responsável por aquelas compras básicas para atualizar a imagem ou para um evento especial. Uma consultoria pontuada de acordo com a necessidade do cliente, como um casamento ou um aniversário. O personal shopper também auxilia nos itens para compor aquele look perfeito ou para complementar o que falta no guarda-roupa do cliente. Ideal para pessoas sem tempo para as compras ou para aquelas que necessitam de uma assessoria nessa hora.
O personal shopper também pode buscar as roupas nas lojas e assim facilitar a vida do cliente (ter um bom relacionamento com as lojas).
Habilidades e conhecimentos específicos:
- Tendência da estação.
- Ter conhecimento de loja.;
- Estilo.
- Conhecimento tecido, modelagem e costura.
- Média de preços.
- Ensinar o cliente a fazer compras e ajudar a avaliar o que é interessante para ele de acordo com o estilo de vida, estilo, tipo físico e cores.
Consultoria Corporativa
É a adequação da imagem da empresa ou instituição para todas as pessoas que a representam dentro e fora do ambiente de trabalho. A identidade visual corporativa não deve ser analisada através de uma logomarca e do interior da empresa. A imagem e o comportamento dos colaboradores da empresa refletem a filosofia e a identidade dela. A imagem e o comportamento dos integrantes também podem ser decisivos para a leitura e interpretação dos clientes. Transmitir segurança, coerência, limpeza visual, credibilidade e comportamento adequado pode ser considerado o caminho para o sucesso.
Pessoas que aprendem a trabalhar a imagem profissional tornam-se confiantes e consequentemente melhoram a autoestima. Isso é muito importante no mercado como valorização profissional e promove a vontade de crescer cada vez mais. Quando essas ações geram mudanças em conjunto, toda a empresa ganha com esse movimento e reflete a qualidade e desempenho dela.
Para tanto, é necessária uma investigação minuciosa para tentar compreender a filosofia de trabalho da empresa e a imagem que ela quer projetar no mercado em que atua.
Trabalho a desenvolver pelo consultor corporativo:
- Sensibilizar o colaborador para a importância de se construir uma identidade visual de acordo com o grau de importância da sua profissão e da imagem da empresa.
- Sensibilizar o colaborador a criar uma identidade visual corporativa sem perder o estilo próprio (código de vestuário).
- Mostrar a importância da discrição no ambiente de trabalho (depende do estilo da empresa).
- Valorizar a identidade visual como ferramenta de comunicação não verbal e marketing pessoal.
- Apurar o olhar do colaborador para o limite da imagem, postura e comportamento (etiqueta no ambiente de trabalho).
- Uniformização e dress code.
Habilidades e conhecimentos específicos:
- Estilo e imagem no trabalho sob o ponto de vista de diversos segmentos de empresas.
- Interpretação de todos os estilos universais e leitura para o ambiente de trabalho.
- Etiqueta e comportamento corporativo.
- Marketing empresarial e corporativo.
- Dress code corporativo — entender de design, modelagem e tecidos para ajudar a definir o uniforme da empresa.
- Estratégia para interpretar a filosofia da empresa e adequar uma identidade visual.
Empresas que usam uniformes
Empresas que optam pelo uniforme transmitem uma imagem padronizada e consequentemente mais organizada. A empresa passa por um estudo detalhado para atender a toda a sua expectativa visual e assim poder fortalecer a sua marca no mercado. O consultor de imagem pode ajudar a definir o uniforme para uma empresa. Para tanto, deve ser feita uma investigação minuciosa da imagem que a empresa quer passar ao optar por um determinado modelo. Importante levar em consideração todos os setores da empresa e assim definir modelos que possam ser ajustados a diversas funções e cargos.
Empresas tradicionais
Empresas tradicionais como bancos, seguradoras, área econômica, jurídica e educacional remetem a uma imagem mais conservadora. São considerados segmentos tradicionais que têm de transmitir uma imagem de credibilidade. Então quanto mais clássico e formal, melhor. Vamos aprender no Módulo Moda X Estilos o clássico e o conservador, que são estilos ideais para essas empresas.
Empresas Criativas
Empresas que trabalham com produção do conhecimento, na linha do design e criação, passam uma imagem inovadora e dinâmica. Esses conceitos passam uma linguagem bem característica do estilo criativo e inovador. Roupas coloridas e diferenciadas são ideais para passar uma imagem moderna. Roupas formais passam longe dessa categoria.
Empresas contemporâneas
Empresas tidas como clássicas informais passam uma imagem equilibrada no modo de vestir, porém com muita sofisticação. Um equilíbrio de elementos visuais dentro da moda atual.